top of page

 

NOVENA DE SÃO JORGE

 

 

Oração inicial para todos os dias

 

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo. Amém!           

Abre, senhor, os meus lábios para louvar o vosso santo nome; purificai o meu coração de todos os pensamentos vãos, perversos e alheios; iluminai a minha mente, inflamai a minha vontade, para que possa digna, atenta e devotamente fazer esta novena em honra de São Jorge e merecer ser ouvido na presença de vossa divina majestade. Por Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

V. Deus, vinde em meu auxílio.

R. Senhor, apressai-vos em socorrer-me.

 

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor.

 

V. Enviai o vosso espírito e tudo será criado.

R. E renovais a face da terra.

 

OREMOS:

            Deus, que esclarecestes os corações dos fiéis com a luz do Espírito santo, concedei-nos a graça de amarmos por ele o que é reto e de sempre gozarmos de sua consolação.

            Por Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

1º Dia – FÉ

 

            São Jorge, depois de ter sido torturado, foi interrogado pelo imperador Diocleciano desta maneira: - Como é, Jorge, ainda permaneces obstinado na religião cristã? Mas Jorge respondeu: - Então, imperador, me julgas tão covarde que venha a fracassar na minha fé ou renegar a minha religião por causa de um suplício tão pequeno? Antes te cansarás tu de me torturar do que eu em suportar. Porque nenhum gênero de suplício nem a ameaça de morte me afastarão da fé em meu Deus.

 

Leitura da Bíblia (Tiago 2,17-22)

 

            A fé, se não tiver oras, é morta em si mesma. Poderá, pois, alguém dizer: - Tu tens fé e eu tenho obras, mostra-me a tua fé sem obras e eu mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus. Fazes bem, mas também os demônios creem, porém tremendo. Queres, pois, saber, ó homem vão, como fé sem obras é morta? Não vês como fé coopera com suas obras e que a fé se aperfeiçoou pelas obras?

            Glorioso São Jorge, fortalecei a minha fé e fazei-me compreender que a fé sem obras, sem a prática da justiça e das virtudes cristãs é uma fé morta, sem valor, supersticiosa.

            Pai Nosso – Ave Maria – Glória ao Pai.

 

ORAÇÃO

(Rezada todos os dias da Novena, no fim do Glória ao Pai)

            Ó Deus que permitistes que São Jorge fosse torturado e martirizado, para que nos deixasse o exemplo de fé, esperança e caridade e outras virtudes, concedei-nos que venerando o glorioso Mártir, pela vossa graça e sua intercessão, possamos praticar as virtudes que ele praticou e alcançar dele os pedidos que lhe fazemos.

            Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

2º Dia – ESPERANÇA

 

            O imperador Diocleciano favoreceu São Jorge com promoções na carreira militar e lhe concedeu outras honrarias. Mas, depois que São Jorge se confessou cristão, lhe disse: - Eu te peço, Jorge, não me obrigares a submeter-te a torturas por causa da tua teimosia em praticar a religião cristã. Oferece sacrifícios aos ídolos, e poderás esperar de mim honrarias ainda maiores. São Jorge lhe respondeu: - Tomara, imperador, que pelo contrário, chegando tu a conhecer o  verdadeiro Deus, lhe ofereças o sacrifício de louvou, porque, então Deus te presenteará com um reino imortal, já que este reino que agora possuis, muito breve ruirá e se partirá em pedaços.

São Jorge enfrentou as torturas e o martírio, pondo toda a sua esperança no reino do céu.

 

Leitura da Bíblia (1 Pedro 1,3-6)

 

            Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua grande misericórdia nos regenerou para a esperança incorruptível e que não pode contaminar-se, sem murchar, reservada nos céus para vós que sois guardados no poder de Deus, pela fé, para a salvação que está preparada para se manifestar no último tempo no qual vós exultareis, se bem que no presente convém sejais afligidos por um pouco tempo com varais tentações.

            Glorioso São Jorge, conservai sempre viva em mim a esperança do céu, e fazei que eu nunca desespere, por maiores que sejam as minhas dificuldades e os meus sofrimentos.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória ao Pai. (+ a Oração como no primeiro dia)

 

3º Dia – CARIDADE

 

            São Jorge levantou sua voz no senado romano para defender os seus irmãos cristãos, que estavam sendo perseguidos.

            Sua voz não foi ouvida. Seu pedido foi rejeitado. Mas, mesmo assim, ainda que preso no cárcere, não deixou de ajudar os seus irmãos, curando milagrosamente as suas doenças. São Jorge exerceu a caridade até para seus inimigos, pedindo a Deus que não levasse em conta as torturas que lhe infligiram.

 

Leitura da Bíblia (1 Cor 13,1-7)

 

            Eu vos mostro um caminho ainda mais excelente: ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa ou o címbalo que tine. E mesmo que eu tenha o dom da profecia, e conheça todos os mistérios e toda ciência, mesmo que eu tenha toda fé a ponto de transportar montanhas, se eu não tiver caridade, não sou nada. E ainda que eu distribua todos os meus bens em sustento aos pobres e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, isto nada me aproveita. A caridade é paciente, é benigna, a caridade não é invejosa, ao se ufana, não se ensoberbece, não é ambiciosa, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas alegra-se com a verdade, tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo sofre.

            Glorioso São Jorge, ajudai-me a querem bem a todos os meus semelhantes. Fortalecei em mim a virtude da caridade que é maior dos mandamentos, unindo o amor a Deus ao amor ao próximo.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória ao Pai. (+ a Oração como no primeiro dia)

 

4º Dia – HUMILDADE

 

            São Jorge era tão humilde que, apesar de toda sua dignidade de alto oficial do exército romano, tratava seu criado como seu irmão. Tanto assim que, ao despedir-se dele no cárcere, o criado saiu chorando desconsolado.

            São Jorge era nobre, rico, inteligente, fizera uma brilhante carreira; era Conselheiro do Imperador. Mas, diante de seus carrascos nunca aludiu aos seus títulos e honrarias, para que lhe amenizassem as torturas. Ele tinha tudo para ser orgulhoso, mas diante do imperador e de todo senado, ele declarou: - Eu sou um humilde servo de Cristo.

 

Leitura da Bíblia (Eclesiástico 3,19-21 e Gálatas 6,2-5)

 

            “Filho, leva a cabo as tuas obras com mansidão, e atrairás não só a estima, mas também o amor dos homens. Quanto maior és, mais deves te humilhar em todas as coisas, e acharás graça diante de Deus, porque só o poder de Deus é grande, e é pelos humildes que ele é honrado”.

            “E vós carregai os fardos uns dos outros, e deste modo cumprireis a lei de Cristo. Quem pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas cada um examine o seu procedimento, então poderá gabar-se em si mesmo, e não perante os outros. Pois cada qual levará o seu próprio fardo”.

            Glorioso São Jorge, ajudai-me a ser humilde para que nunca me considere mais importante do que aos outros, exibindo as qualidades. E não permitais que nunca despreze os meus semelhantes.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória ao Pai. (+ a Oração como no primeiro dia)

 

5º Dia – RESIGNAÇÃO NOS SOFRIMENTOS

 

            São Jorge foi perseguido injustamente e de maneira cruel. Ele sofreu moralmente pela humilhação a que foi submetido: era militar altamente graduado, era conselheiro do imperador, e de uma hora para outra foi preso e algemado, só porque quis defender gente inocente e perseguida: os cristãos.

            Sofreu horrivelmente na prisão. Sofreu vexames, sendo insultado, açoitado e torturado publicamente. Mas nenhuma queixa saiu de seus lábios. Sofreu tudo resignado, entregando-se nas mãos de Deus.

 

Leitura da Bíblia (1 Pedro 3,13-17)

 

“E quem é que vos poderá fazer o mal se fordes zelosos pelo bem?”.

            E até sois bem aventurados, se padecerdes alguma coisa pela justiça. Portanto, não temais as suas ameaças e não vos turbeis.

            Mas bendizei em vossos corações a Cristo Senhor, sempre prestes para responder a todo aquele que vos pedir razão daquela esperança que há em vós. Isto, todavia, com modéstia e com temor, tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que dizem mal de vós, sejam confundidos os que desacreditam o vosso santo procedimento em Cristo. Porque é melhor sofrer, fazendo o bem do que fazendo o mal.

            Glorioso São Jorge, daí-me coragem e resignação para suportar as humilhações, injustiças, incompreensões e calúnias dos meus semelhantes.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória ao Pai. (+ a Oração como no primeiro dia)

 

6º Dia – ZELO APOSTÓLICO

 

            São Jorge estava inflamado de grande zelo apostólico. Ele queria levar os pagãos a conhecer e amar a Jesus Cristo. Com suas palavras e com sua intrepidez em suportar as torturas, ele conseguiu converter os pretores Anatólio e Protóleo, converteu o mágico Atanásio, coverteu a Imperatriz, dizendo: - Tomara , imperador, que tu, chegando a conhecer o verdadeiro Deus, lhe ofereças um sacrifício de louvor.

 

Leitura da Bíblia (Atos 5,21e 40-42)

 

            O sumo sacerdote e os que com ele estavam, chegando, convocaram o conselho e todos anciões dos filhos de Israel. E chegando aos apóstolos Pedro e João, depois de mandá-los açoitar, ordenou-lhes em seguida que não pregassem mais em nome de Jesus, e os soltaram. Eles saíram da presença do conselho alegrando-se de terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo nome de Jesus. E todos os dias não cessavam de ensinar e de pregar a Jesus Cristo, no templo e nas casas.

            Glorioso São Jorge, daí-me um pouco de vosso zelo apostólico e fazei-me compreender que o bom cristão não cuida só de salvar a sua própria alma, mas também a dos seus familiares, amigos e vizinhos.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória ao Pai. (+ a Oração como no primeiro dia)

 

7º Dia – PACIENCIA E TOLERANCIA

 

            São Jorge teve uma grande paciência com a má vontade e ignorância dos pagãos que o perseguiram. Assim como São Jorge pediu a Deus que ressuscitasse um morto e Deus o atendeu, e como fez desmoronar as estátuas dos ídolos invocando o nome do Senhor, ele igualmente poderia ter pedido a Deus que castigasse a cegueira obstinada do imperador e dos seus algozes. Mas, São Jorge, pelo contrário, com toda paciência e tolerância, conseguiu converter a muitos deles. Só os de má vontade não se converteram, ficando como joio no meio do trigo.

 

Leitura da Bíblia (Mt 13, 24-30)

 

            “E Jesus propôs-lhes esta parábola: o Reino do céu é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. Mas quando os homens dormiam, veio o seu inimigo e semeou joio no trigo e foi embora. Ora, tendo o trigo crescido e dado fruto, apareceu então também o joio. Chegando pois, os servos do pai de família, disseram-lhe:” Senhor, porventura não semeaste boa semente no teu campo? Donde, pois, tem ele o joio? Ele lhes disse: Foi o inimigo que fez isto. Os servos replicaram: queres que vamos e o arranquemos? Mas ele respondeu: não, para que colhendo o joio, não arranqueis acaso juntamente com ele também o trigo. Deixai crescer ambos até a colheita, e no tempo da colheita direi aos ceifadores: Colhei primeiro o joio e atai-o em feixes para queimar; o trigo, porem, recolhei-o ao meu celeiro”.

            Glorioso são Jorge, daí-me paciência e tolerância para com os que erram e para com os que me ofendem e não me compreendem.

 

Pai Nosso – Ave Maria – Glória ao Pai. (+ a Oração como no primeiro dia)

 

8º Dia – DESPRENDIMENTO DOS BENS TERRENOS

 

            São Jorge era rico: Sua mãe lhe deixou uma grande herança. Ele poderia viver descansado, levando uma vida luxuosa e sem problemas. Pelo fato de São Jorge ter escolhido a carreira militar, que exige uma vida dura, sujeita à disciplina e a regulamentos, demonstrou que não fazia grande caso de riquezas. Mas São Jorge fez muito mais: antes de enfrentar Diocleciano e o senado romano, distribuiu todo o seu dinheiro e demais haveres aos pobres. São Jorge usava as riquezas que possuía, mas nunca se apegou a elas, ele nunca foi escravo das riquezas.

 

Leitura da Bíblia (Le 12, 16-21)

 

“Jesus propôs uma parábola, dizendo: - O campo de um homem rico produz abundantes frutos. E ele consigo mesmo: Que farei, porque não tenho onde recolher meus frutos. Disse depois: Farei o seguinte: derrubarei os meus celeiros e fá-lo-eis maiores, e neles recolherei toda minha colheita e os meus bens, e direi a minha alma: Ó minha alma, tu tens muitos bens em depósito, para muitíssimos anos, descansa, come, bebe e alegra-te. Deus, porém, lhe disse: Néscio! Morrerás ainda esta noite, e as coisas que ajuntaste de quem serão? Assim acontece o que entesourar para si e não for rico para com Deus”.

            Glorioso São Jorge, fazei com que nunca me falte o necessário para que eu possa levar uma vida digna e humana, mas não permitais que eu me deixe escravizar pelo dinheiro e pelas riquezas.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória ao Pai. (+ a Oração como no primeiro dia)

 

9º Dia – DESPRENDIMENTO DA PRÓPRIA VIDA TERRENA

 

            São Jorge era jovem, na flor da idade, cheio de saúde, cheio de vida. Vinte e três anos de idade. Idade em que o jovem tem a cabeça cheia de projetos para o futuro: seguir uma carreira, conseguir um bom emprego, casar, ter casa própria, ter uma vida cheia de felicidade e ventura.

            São Jorge, em parte, já tinha conseguido isto e o resto pretendia realizar ainda. Mas ele orientava sua vida principalmente pela fé, e se lembrava sempre de que por mais longa que seja nossa vida sobre a terra, ela é sempre relativamente breve e um dia termina. A vida que não tem fim é o céu. Por isso São Jorge não se apegou à vida. Pelo contrário, entregou-se a Deus em plena juventude.

 

Leitura da Bíblia (Salmo 89,9 – 10 e Filipenses 1, 20-24)

 

            “Nossos anos todos são um sopro. Há setenta anos vai à duração de nossa vida, fato notável quando chega a oitenta! A maior parte deles, porém, sofrimento e vaidade, acabam depressa e nós passamos”.

            Falando aos Filipenses, São Paulo dizia: “Cristo será engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Mas se o viver na carne resulta para o futuro do meu trabalho, não sei então o que devo escolher. Pois me vejo em aperto por duas partes: tendo desejo de morrer e estar com Cristo, o que é sem comparação o melhor, mas o permanecer na carne é necessário por amar a vós”.

            Glorioso São Jorge, fazei com que sempre tenha em minha memória que a nossa vida sobre a terra é como um sopro: passa ligeiro. Mas como diz São Paulo: morrer é lucro, porque então viveremos sempre com Cristo.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória ao Pai. (+ a Oração como no primeiro dia)

Anchor 7
bottom of page